sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Desideratu

Desideratu... vá buscar aquilo que se deseja...
Uma certa vez estava mergulhando em leituras, em palavras, buscando sentido... e me deparei com algumas verdades ditas  no ano de1692 e compartilhada por um amizade recente, inteligente e cheia de vida. Sem nenhum comentário a mais dizia:
" Vá placidamente por entre o barulho e a pressa e lembre-se da paz que pode haver no silêncio.
... Tanto quanto possível, sem capitular, esteja de bem com todas as pessoas.
Fale a sua verdade calma e claramente, e escute os outros, mesmo os estúpidos e ignorantes, porque eles também tem a sua história.
Evite pessoas barulhentas e agressivas. Elas são tormento para o espírito.
Se você se compara aos outros, pode tornar-se vaidoso e amargo, porque sempre haverá pessoas superiores a você.
Desfrute suas conquistas assim como seus planos.
Mantenha-se interessado em sua própria carreira, mesmo que humilde;(é o que realmente se possui na sorte incerta dos tempos).
Exercite a cautela nos negócios, porque o mundo é cheio de artifícios. Mas não deixe que isso o torne cego à virtude que existe.
Muitas pessoas lutam por altos ideais, e por toda parte a vida é cheia de heroísmo.
Seja você mesmo.
Principalmente não finja afeição, nem seja cínico sobre o amor, porque em face de toda aridez e desencantamento ele é perene.
Aceite gentilmente o conselho dos anos, renunciando com benevolência às coisas da juventude.
Cultive a força do espírito para proteger-se num infortúnio inesperado.
Mas não se desgaste com temores imaginários, muitos medos nascem da fadiga e da solidão.
Acima de uma benéfica disciplina, seja bondoso consigo mesmo.
Você é filho do Universo, não menos as árvores e as estrelas, você tem direito de estar aqui.
E, quer seja claro ou não para você, sem dúvida o Universo se desenrola como deveria. Portanto, esteja em Paz com Deus, qualquer que seja a sua forma de concebê-lo, e, seja qual for a sua lida e suas aspirações; na barulhenta confusão da vida, mantenha-se em Paz com a sua Alma.
Com todos os enganos, penas e sonhos desfeitos, este é ainda um mundo maravilhoso. Esteja atento.
Empenhe-se em ser feliz...

Desideratu.

Ofereça sua VIDA a você !

A quanto tempo não passo por aqui...
Talvez pelo fato de estar reorganizando as gavetas, fechando outras, para que novas sejam abertas... E por falar em renovação, feliz Ano Novo! Ainda estamos no início, acho que ainda há tempo de desejar realizações e tudo mais. E quantas renovações, algumas definitivamente chegaram na surdina, no susto do inesperado, ou do esperado mas não da forma que chegou, fora do combinado, do planejado, do sonhado... E aí é que vem a lição, e sim, sempre há tempo pra isso também, aprender a viver o momento com tudo que ele possa oferecer, sem pensar. Viver de corpo inteiro, sentindo as emoções e recebendo esse presente da natureza, os momentos!
Lembranças mágicas, coisas simples, mais vulgares até, mais cotidiana.
E assim você vai disciplinando sua mente a não se transformar num instrumento de sofrimento e dor. Vai vencendo a ansiedade, a angústia, vai vencendo as expectativas, o criticismo, as idéias erradas e  vai vencendo o medo.
Não implora carinho, não implora a presença do outro a custas de sacrifícios horríveis.
E como diz uma grande amiga, nos seus momentos de franqueza, (Patrícia FRANCO é o nome dela!!!) de fato não existe o certo ou errado, é tudo bem relativo, mas o melhor é sempre estar muito feliz, por nada em especial, por tudo que é especial, mas principalmente porque você é uma ótima companhia para você mesma...
A companhia que aprendeu a cuidar do tempo, respeitando seus próprios sentimentos e percebendo os aprendizados em situações aparentemente negativas. Companhia que aprendeu a ousar e escolher rotinas novas, ritualizando fins e começos, aprendendo a amar a vida com transparência e verdade.
Nesse tempo distante das palavras consegui finalmente - sim, eu tenho minhas fraquezas - compreender que responsabilidade é a consciência do próprio ato e das consequências de cada ato. Reconheci que responsabilidade com a vida é poder e não obrigação. O poder de criar a vida da gente de um jeito ou de outro, de forma suave amando como quem não necessita, apenas porque escolhi que fosse assim.